Lembrei de uma situação que aconteceu comigo e decidi relatar aqui pra vocês.
Certa feita estava eu no trabalho quando o gerente da minha conta ligou, eu estava só no momento então deu para conversar com ele. Como sempre, ele foi muito educado e perguntou se eu estava precisando de alguma coisa. O diálogo foi mais ou menos assim:
- Boa tarde Baiano(rs), tudo bem? - Disse o gerente.
- Tudo bem! - Respondi.
- E então, está precisando de alguma coisa? Algum empréstimo? Consigo liberar um crédito para você, caso precise. - Falou o bancário.
- No momento está tudo tranquilo, não estou precisando de nada. - respondi novamente.
- Perfeito, vi também que você está com um dinheiro parado na conta. Não gostaria de investir esse dinheiro fazendo um título de capitalização?. - Me ofereceu um daqueles investimentos típicos que te roubam até o último centavo.
- Não, não, obrigado. Esse dinheiro não é utilizado para investir! Ele faz parte da minha reserva de emergência e deve estar disponível sempre que eu precisar. Tenho algum valor investido em ações que está em uma corretora. - Nesse momento me arrependi de não ter encerrado a conversa.
- Ah! Então você investe em ações? Não gostaria de mudar para nosso banco? Posso tentar brigar por uma taxa mais interessante para você. - Falou ele, agora mais animado.
- Não, eu estou bem satisfeito com o que a minha corretora me oferece. - Tentei cortar.
- Mas e qual a rentabilidade mensal você está fazendo com seus investimentos? - Insistiu o infeliz.
- Olha, não estou muito preocupado com a rentabilidade, pois estou investindo pensando na minha posentadoria. - Respondi, agora com menos paciência.
- Você está investindo em AÇÕES pensando em aposentadoria? - Falou o animal num tom quase pejorativo.
- Sim! - Respondi.
- Tudo bem, se precisar de mais alguma coisa, basta entrar em contato.
- Ok, obrigado! - Finalmente encerrando a conversa.
Quando desliguei confesso que senti raiva. Deu vontade de ligar de volta, perguntar se ele sabia o que era buy and hold e que renda variável VARIA e outras coisas mais. Mas deixei pra lá. Ao mesmo tempo vi como esses caras são despreparados. O único objetivo deles é empurrar os produtos para os idiotas que caem, e eles são insistentes, muito insistentes. Fazendo um comparativo, imagine você bêbado numa festa enchendo o saco para tentar ficar com uma mulher que está te ignorando. Nesse caso o gerente está sendo você(bêbado), e você está sendo a mulher. Ele tenta, tenta, tenta até que uma hora consegue empurrar algum produto para algum otário e por fim bater a meta.
Se você acha que uma pessoa que trabalha em banco manja dos paranauês sobre investimento, renda variável, acúmulo de patrimônio etc, fique esperto, pois tenho quase certeza que você que está lendo esse post sabe muito mais. Acho que seria até capaz de dar uma aula para esse pessoal.
Volta e meia ele me liga para oferecer alguma coisa. Sempre enrolo e digo que não quero. E Pra piorar eles sempre ligam de um número diferente, então não dá para saber que é ele, aí eu acabo atendendo e o resto vocês já sabem. "Enrolation".
Eu me esquivando do gerente. |
Abraço!