sábado, 5 de novembro de 2016

Cartões de crédito e o Nubank

Bom, hoje resolvi compartilhar uma ferramenta muito útil para todos nós da blogsfera. O cartão de crédito. Eu considero o cartão de crédito uma ferramenta sensacional, desde que usada com sabedoria. Esse dinheiro de plástico é um velho conhecido de muitos e é muito fácil de ser usado e obtido. O problema é que por ser tão simples, muitas vezes ele foge do controle, falaremos mais adiante sobre isso.

Para mim o melhor do cartão de crédito é concentrar todos os gastos, e pagar  somente pelo que consumiu, e nada mais. Ou seja, pagar a fatura TOTAL. Nada de mínimo ou metade da fatura. Pagar pelo que gastou, nada mais justo, não é mesmo? Os juros são estupradores exorbitantes em caso de atraso ou pagamento inferior ao total. Se não pode pagar, não compre, simples assim. 

Também não sou muito adepto de comprar parcelado de infinitas vezes. Normalmente divido de até no máximo 4x. Vejo as pessoas falando como se fosse a coisa mais legal do mundo comprar um iphone e dividir de 24x pagando 250/mês. Para mim isso é um martírio, sei lá, coisa minha. Pagar durante uma eternidade e ainda com juros muito escrotos. E o pior é quando fulano compra inúmeras coisas (muitas vezes desnecessárias) em 12x e quando vai ver, a fratura fatura está lá na casa dos 2k ou 3k. Depois vem perguntar onde foi que gastou tanto.
Sério?
Há também as pessoas que gostam de pedir o cartão emprestado. Putz, pra mim não tem nada pior do que emprestar meu cartão de crédito. O problema não é nem emprestar o cartão, mas sim ter que cobrar o elemento depois. E ainda ouvir reclamação ou cara feia PELO QUE ELA CONSUMIU, sendo que foi acordado a data de pagamento no ato da negociação. Normalmente digo que meu cartão não tem limite. Na pior das hipósteses QUANDO eu empresto, pergunto QUANTO(HOW MUCH? $$$) será usado e disponibilizo o valor exato para gasto pelo app. Isso é possível de ser feito no Nubank.

Cada cartão oferece um benefício, só é preciso ficar ligado em qual atende melhor as suas necessidades. Para mim o principal do cartão de crédito é NÃO cobrar auidade. Sinceramente falando, anuidade é o mesmo roubar o consumidor ao longo de 1 ano. 
As faturas normalmente vem assim para seus clientes:

ROUBO ANUAL ANUIDADE 01/12 - R$ 35,90

Já fez as contas? R$ 35,90 x 12 = 430,80. Em um ano. Em 10 anos são R$ 4308,00.
Você vai mesmo jogar seu dinheiro no lixo dessa forma? Dinheiro que poderia ser usado de infinitas outras formas. Dá até pra comprar mensalmente no tesouro direto. Era melhor até deixar na poupança esse valor todo mês. Existem outros programas de recompensas, milhas, pontos etc. Mas pra mim anuidade não dá, se me cobram, vou lá e cancelo. Ou ameaço cancelar e eles retiram (Isso funciona). 
Aí o roxinho.
O Nubank veio com uma proposta totalmente diferente e está incomodando muita gente grande. O bom é que está incomodando para melhor. Pois acaba forçando uma "concorrência legal", e no final das contas o maior beneficiado somos nós, consumidores. 
Um cartão totalmente controlado pelo aplicativo no celular. Perdeu o cartão? Basta um clique e ele está bloqueado. Esqueceu a senha? Outro clique e sua senha é apresentada no app. Quer antecipar o pagamento, sua fatura é solicitada pelo app e em segundos já está no seu email. Quer mudar o vencimento do cartão? Pelo app também. E as funcionalidades não param de aumentar, atualmente podemos até antecipar compras parceladas e ganhar um desconto. Isso mesmo, algo que nunca achei que fosse ver na minha vida. Ah, é possível ver seus gastos pelo site do Nubank também.

Já uso o cartão há mais de 1 ano e nunca tive problemas. No início achei estranho e pouco confiável, mas a medida que fui me acostumando posso dizer que não troco meu Nubank por nada. Nos primeiros meses eu tinha 2 cartões, mas a medida que o tempo foi passando fui me acostumando e acabei cancelando e ficando somente com o Nubank. Lembrando que para conseguir ele é preciso receber um convite. Provavelmente algum amigo seu tem um convite disponível, pede a ele e faz o cadastro. É bem tranquilo e o cartão chega em sua casa bem rápido. Ou você pode pedir pelo próprio site. Mas acredito que recebendo um convite as coisas andem mais rápido. Só lembrando que é preciso estar com o "nome limpo" para conseguir aprovação. E se você tem nome sujo, cancele agora todos os seus cartões e pague tudo o que deve. Esqueça cartão de crédito, é até melhor parar de ler o post. O cartão NÃO pede comprovação de renda (envio de cópia contra cheque), apenas lhe pede para digitar (isso mesmo, digitar) sua renda mensal, e com base nela será gerado um limite. Inicialmente esse limite pode ser baixo, mas a medida que você for utilizando o cartão (e pagando em dia), você vai solicitando aumento de limite.

Bom, deixo claro que não estou recebendo nada para postar isso. Estou somente compartilhando mais uma ferramenta muito útil para nós. Acredito que no início achei ele meio estranho pela qualidade do serviço, que de fato, é muito boa. Talvez por estar acostumado justamente com o oposto (serviços de merda), fica aquela pulga atrás da orelha. E o cartão ainda tem muito potencial para crescer, muito mesmo. Aos poucos eles estão lançando novidades e pegando a concorrência de surpresa.
Algumas coisas a mais que você também pode fazer pelo app do roxinho:
  1. Pedir aumento de limite; Testado e aprovado.
  2. Tirar dúvidas pelo chat; Que é bem rápido por sinal.
  3. Contestar compras; Também testado e fucional.
  4. Verificar faturas antigas;
  5. Verificar fatura futuras. Quer ver qual o valor das próximas faturas? Tá na mão!

Então é isso, caso algum de vocês use o Nubank ou outro cartão de crédito, que forneça bons serviços, não deixe de compartilhar conosco nos comentários informações adicionais.

Abraço e bom fds!

8 comentários:

  1. Olá Baiano, eu tenho um nubank, porém não o uso, pois o limite meu é baixo e o cartão não tem programa de recompensa algum (terá um em breve, mas terá que pagar anuidade..).

    Utilizo para minhas compras o Cartão submarino, onde entrei em uma promoção sem anuidade pra sempre. Ganho "léguas" em minhas compras, onde já consegui trocar por um vale compras de 250 reais. Se eu tivesse usado o nubank, não teria essa grana.

    Eu parcelo sempre (a compra, não a fatura), mas ultimamente estou preferindo parcelar em até 5x

    Grande abraço, belo post, acho que farei um sobre cartões de crédito também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Japa! Te adicionei no blogroll!
      Acabei de ler seu post de cartões hahaha
      Muito bom por sinal.
      Legal esse cartão da submarino, vou ficar ligado e tentar fazer um pra mim quando rolar alguma promoção dessa de novo.

      Quanto ao limite do Nubank, de fato ele é menor no início, mas é como falei, a medida que você vai usando e pagando, você vai conseguindo aumentos progressivos(tem que solicitar). Tenho amigos que possuem limites altíssimos.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Eu não tenho o roxinho, usto o Santander, o Amex, o Porto Seguro e o Petrobras. Só não fiz o roxinho pq não tenho smartphone, mas não vi até hj ninguém falar mal. Tem outras opções tb, depois veja este post...
    http://abacusliquid.com/melhores-cartoes-de-credito/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí mestre Uorrem, o roxinho pode ser controlado pelo site também, e é praticamente a mesma coisa do que pelo app. Só fazer o login e senha que você tem acesso a tudo. Basta ter um PC com internet hahahaha
      Vi seu post sobre melhores cartões e ficou muito bom.

      Abração!

      Excluir
  3. Eu uso o nubank. Acho bem legal. O limite é bem razoável, dá para fazer as compras do mês. Eu não fui convidado. A pessoa pode pedir diretamente no site. No meu caso demorou uma semana para ser aprovado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cowboy, pelo site demora um pouco mais, comigo eu fui convidado, fiz o cadastro no mesmo dia, e na semana seguinte o cartão já tinha chegado. Consegui aumento de limite e dá pra usar tranquilo para as compras do mês.

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Como assim antecipar compras parceladas e ganhar desconto?! Disso eu não sabia!

    Gosto muito do Nubank. Já aumentaram meu limite duas vezes sem eu pedir, ahahha.
    Também tenho cartão do submarino, mas meu limite lá é baixíssimo e acho um saco não ter a opção de pagar um valor superior ao da fatura. Quando usava Itaucard sempre pagava um pouco a mais, com o Nubank dá pra fazer a mesma coisa (apesar de eu ainda não ter feito, ando gastando mto ahhaha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Ryca!!

      Eles recentemente divulgaram essa opção de ganhar desconto no caso de antecipar compras parceladas. Atualizei o meu app essa semana e já apareceu para mim essa funcionalidade. Para utilizar basta ir na sua fatura do cartão(no seu caso que tá gastando demais é FRATURA kkkk) aí clica na compra parcelada e vai aparecer "antecipar parcelas". Só ir seguindo os passos, bem tranquilo.
      Gosto pra caramba desse cartão, sou suspeito pra falar!!

      Abraço!

      Excluir