domingo, 12 de fevereiro de 2017

Quanto mais você ganha, mais você gasta?

Fala galera!

O título do post é uma pergunta, mas reflete uma realidade na vida de muita(muita mesmo) gente. Resolvi escrever sobre isso pois ultimamente tenho ouvido bastante essa frase. 

Outro dia estava almoçando e acabei ouvindo um pessoal que estava próximo conversando justamente sobre isso. 

Um dos dois falou:

- Não tem jeito, quanto mais a gente ganha mais a gente gasta! - Disse um.
- É verdade! - Disse o outro concordando.

Ao ouvir isso passei a refletir sobre a QUANTIDADE de vezes que já ouvi essa frase.
Então cheguei a conclusão: Porquê as pessoas simplesmente aceitam isso como se fosse um "axioma"? Porque ninguém pensa diferente? Uma possível resposta(de muitas) é a seguinte: falta de informação, ou de estudos.

Vou me usar como exemplo. Confesso que eu já pensei assim antes de começar a busca para a independência financeira. Na verdade o meu conceito de IF era o seguinte: Estudar, trabalhar para ter um bom salário e então e poder comprar tudo o que eu quisesse. Não pensava no futuro, nas dívidas, numa possível demissão, na velhice, não pensava em nada. E era isso.

Ainda bem que eu amadureci. Conheci a blogsfera, li livros, conheci o site do Bastter, e então pude observar que essa frase é uma grande armadilha. É como o ditado "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". Isso fica no subconsciente de muita gente e quando elas se dão conta, já estão com apartamento, carro, televisão, celular, empréstimos e presas na corridas dos ratos.

Meu amigo leitor, deixe eu te dizer uma coisa que ninguém te disse sobre essa frase maldita. Você tem escolha. É isso mesmo! De fato você pode gastar mais, OU NÃO. Vamos para mais um exemplo.Você pode ter um aumento de 25% no seu salário e decidir simplesmente não gastá-lo. Só porque você não quer. E ninguém tem nada a ver com isso. Se você quiser deixar o valor referente ao aumento parado lá na sua conta corrente sem gastar, ou colocar na poupança, ou investir no tesouro direto, ou em ações, em FIIs, trocar por dólar, ou euro, dar para alguém,  ou simplesmente gastá-lo, isso é um problema seu e de mais ninguém. 

E esteja preparado para as consequências para os dois lados( Mais dívidas caso opte por gastar mais, ou viver uma vida frugal caso opte por guardar). Só não aceite essa afirmação escrota como verdade absoluta porque um monte de imbecil descontrolado financeiramente acha que tem que ser assim e ponto.

Seja diferente, saia da manada, pense no futuro, pense na sua aposentadoria, tenha opnião própria!

Lembre-se que o irá determinar quando você chegará a IF NÃO é o quanto você ganha, mas sim o quanto você guarda!

E para finalizar, deixo a minha versão da frase que dá título ao post:

Quanto mais você ganha, mais você guarda!

Pra fechar o domingão, vou deixar uma música legal pra vocês.



Grande abraço!

10 comentários:

  1. Fala BL! Me considero diferente da maioria, levo um estilo de vida frugal, mas ainda assim essa frase não deixou de ser verdadeira pra mim. Antes de mais nada, estilo de vida frugal é diferente de estilo de vida simples. Frugalidade é gastar dentro de suas possibilidades.

    À medida que sua renda cresce a tendência é que vc dê um upgrade no seu estilo de vida... Vou te dar um exemplo... Atualmente eu viajo muito mais... Em média 2 viagens maiores e mais 3 viagens menores por ano... Anos atrás era uma viagem por ano e olhe lá... Várias coisas no seu estilo de vida muda... Hoje faço muito mais cursos, leio muito mais do que antes... Se quero aprender alguma coisa, faço... Antigamente era mais difícil... Mesmo restaurantes... As vezes vou e torro uma grana pra comer algo diferenciado... É bom...

    O que não mudei mesmo é em relação a roupas, celulares, carro... Esse tipo de gasto pra mim não tem muito sentido... Continuo gastando pouco com isso... Não mudou quase nada...

    No meu caso, a chave foi sempre limitar o aumento dos gastos ao máximo de 30% do aumento da renda (de preferência menos)... Para o meu estilo de vida atual, minha renda pode aumentar 10x que provavelmente meus gastos nao aumentariam mais... Mas ao longo do tempo passei por este processo sim...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IR!
      Entendo seu ponto de vista, mas infelizmente não concordo.

      Para mim, aumento de salário é sinônimo de aporte maior, não mudando em nada o meu padrão de vida.
      Na verdade o que eu acho é o seguinte, primeiramente devemos definir um estilo de vida que nos proporcione viver de maneira frugal, sem ficar infeliz. E isso vai depender de cada um. Quando chegamos nesse ponto, todo e qualquer dinheiro novo deve ser investido.
      Estou expondo o meu ponto de vista, e entendo o seu.

      Analisando o dicionário verifiquei o seguinte:
      O termo "frugal" é um dos sinônimos de "simples". Então para mim eles são a mesma coisa.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Excelente post

    Convivo com o mesmo tipo de pensamento no trabalho e não adianta tentar mudar a mente deles, estão anestesiados com esse 'axioma'. E ainda ficam contestando e 'olhando com outros olhos' aqueles que fogem dessa matrix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo!

      Pois é, para muitos isso é um axioma. E muitas vezes isso prende as pessoas na corrida dos ratos....

      Excluir
  3. Olá BL,
    Essas pessoas estão na matrix e precisam acordar. Eu não gasto muito em comparação ao meu salário. Queria gastar até menos.

    Estou igual a você. Quanto mais ganho, guardo mais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cowboy!

      É difícil ver as pessoas muitas vezes terem todo o suporte para uma vida de ascenção, mas ver justamente o oposto....Dívidas, financiamentos, empréstimos e muito estresse. Normalmente isso acontece por falta de educação financeira.

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Meu salário aumentou quase 50% nos ultimos anos, e meu custo de vida ainda é praticamente o mesmo. Pra ser sincero, apenas este ano estou começando a gastar um pouco mais... pois sinto que estou "no meio do caminho" e é bom aproveitar um pouco.

    Mas até hoje, nunca gastei o meu salário inteiro no mês em despesas corriqueiras hahaha

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Japa!

      Quem bom que conseguiu manter seus custos de vida ao longo do tempo e o melhor, com mais dinheiro entrando, ou seja, sobrando mais para aportar. Claro que as vezes devemos "nos permitir" algumas coisinhas hehehe

      Espero chegar no mesmo nível que você o mais rápido possível!

      Grande abraço!

      Excluir
  5. ótimo post!

    lembrei desse:
    http://seumadrugainvestimentos.blogspot.com.br/2016/07/inflacao-do-padrao-de-vida-e-efeito.html

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Scant!

      Obrigado pela visita meu amigo.
      Legal o post que você colocou, recomendo a leitura!

      Abraço!

      Excluir