terça-feira, 22 de novembro de 2016

A importância do plano B

Fala galera!

Estou muito ocupado esses dias, viajando a trabalho então não estou tendo muito tempo pra escrever. E quando tenho tempo, estou dormindo. O que me motivou a esse post foram alguns boatos de que algumas cabeças vão rolar em breve aqui no trabalho. Espero que não seja a minha...Mas, e se for?

Quem trabalha em empresa privada precisa estar preparado para a demissão a qualquer momento.

Seja por corte, por incompetência, por azar ou somente por que o chefe não foi com a sua cara. Confesso que meu plano B ainda está em desenvolvimento, então um desligamento agora seria péssimo. Claro que eu teria uma reserva para me manter por um tempo e quitar meus débitos, que são basicamente, cartão de crédito e contas de consumo. Mas como minha renda passiva é baixa, acabaria estragando meus investimentos até eu arrumar alguma coisa para cobrir o possível baque financeiro.

Mas...pelo menos eu tenho uma reserva, um plano, algo para me segurar. E quem não tem? E quem sai com uma mão na frente e a outra atras? E quem recebe a rescisão que mau dá para pagar os infinitos financiamentos em que se afundou? Pois é!
É, amigos....
O meu objetivo é fazer você refletir. Refletir a todo momento em uma maneira alternativa de obter renda para se manter em momentos emergenciais. SEMPRE. Isso deve ser pensado sempre. Pode até ser repetitivo, mas deve ser pensado.

Até mesmo para quem é funcionário público. Claro que nesse caso a demissão não irá preocupar. Mas problemas de saúde, acidentes/batidas de carro e até mesmo aposentadoria devem ser avaliados sempre. Para quem é patrão deve estar sempre de olho no caixa da empresa, e no seu obviamente. Pois qualquer empresa (ainda mais no Brasil), pode quebrar a qualquer momento. Seja pela baixa procura do produto que você oferece, catástrofe natural, ou até mesmo um processo trabalhista.

Devemos avaliar nossa situação diariamente e checar se o que estamos fazendo está nos afastando ou aproximando da tranquilidade financeira. Caso você esteja se afastando, deve ser analisado e estudado o que pode ser feito para ir para o caminho inverso, onde "grandes eventos" na sua vida não irão te abalar a ponto de te levar a loucura ou a falência. Serão simplesmente eventos incomuns, mas que você terá a tranquilidade(mental e financeira) para resolvê-los. E eu garanto a vocês, quando não temos capital disponível, parece que não pensamos direto e sempre tomamos a pior decisão possível. É a lei de Murphy. Peço desculpas se fui repetitivo, mas acho que é essencial estar sempre acordado para este tipo de coisa. Tenham sempre um Plano B(e C, D, E, F....).

E para finalizar, deixo uma frase que já usei em outro post eu acho:

Espere pelo melhor, mas prepare-se para o pior.

Um abraço!

4 comentários:

  1. Fala baiano,
    Espero que vc nao rode. Nao sei se vc ja falou, mas qual é o seu ramo?
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PP.
      Espero também! hahaha
      Sou engenheiro.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá Baiano, tomará que você não rode. Bons Investimentos.

    ResponderExcluir