sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A mudança deve vir de você!

Hoje estive pensando em minha vida...Pensando no passado. E também no presente e no futuro. Refletindo um pouco...

Desenvolverei algumas ideias que acho muito interessantes para quem busca a liberdade financeira. Aproveitando...Vou passar a usar o termo "liberdade financeira" pois acho que tem um efeito maior tanto no leitor, quanto em mim mesmo. (Vi isso no Blog do Frugal Simple e acho que realmente faz sentido)
Mas voltando....Lembro que há uns anos, quando ainda estava iniciando na faculdade, eu pensava o seguinte:

"Quando me formar, terei meu carrão turbinado, meu apartamento, minhas coisas, meu supercomputador, vou viajar sempre que possível."
Eu só pensava em gastar, gastar, comprar.
Coitado....
Um pensamento infantil e ingênuo. Primeiro porque eu não poderia prever como eu estaria anos depois (mentalmente e fisicamente falando), e segundo porque eu não controlo o mercado. Então nada poderia garantir que eu estaria empregado e tendo alguma fonte de renda.

E então ao longo desses anos eu fui mudando, fui vivendo, e percebendo como as coisas eram diferentes de tudo o que eu pensava! 

O mercado vai te dar uma rasteira, você vai sofrer até conseguir alguma coisa. A concorrência será cruel, e se destacar será cada dia mais difícil.

Foram vários e vários chutes até de fato conseguir me posicionar e ter alguma chance rumo a liberdade financeira. Eu não vim de família rica, não tive regalias típicas dos mais abastados, peguei muito ônibus, andei muito, fiquei com fome pra economizar, tive que lutar(e ainda luto) para conseguir minhas coisas, e para mim vender meu tempo por dinheiro era a única forma de conseguir poupar, e então poder aumentar o meu patrimônio. Porém estou constantemente pensando em formas alternativas de gerar fontes de renda. Isso é muito importante por sinal, mas é tema pra outro post.

Ao longo do tempo, fui mudando a minha mentalidade sobre o dinheiro. Na minha família tenho vários exemplos de "Pai Rico e Pai pobre". Fui então observando esses pais e entendendo como a coisa funciona. Resolvi seguir o caminho do Pai Rico, utilizando o Pai pobre como exemplo do que eu NÃO deveria seguir.

E então aprendi a dar valor. Aprendi a dar valor ao que conquistei.

Pude entender também que todas essas mudanças só ocorreram porque de fato EU quis mudar, e também porque estava disposto a ter opiniões diferentes sobre coisas comuns. Vamos usar o emagrecimento como exemplo, e acredito que vocês entenderão aonde quero chegar.

Geralmente quando uma pessoa quer emagrecer, uma das primeiras coisas que ela faz é se matricular na academia. E então ela começa a ir para a academia, malhar incansavelmente e até consegue bons resultados. No início. Após um tempo a pessoa começa a parar de ver resultados, começa a ficar chateada com isso e acaba descontando na comida, e acaba reduzindo a frequencia nos treinos. E aí é que começam os problemas. Ir para a academia, que antes era uma coisa boa e prazerosa, já não está mais dando resultados. E tudo vai por água a baixo. A pessoa volta a comer, comer, engorda tudo o que perdeu em 1 ou 2 meses. E isso vira um ciclo.

Mas, onde está o problema?

Existem 2 pontos. Não houve mudança interna e o outro é, não houve a persistência necessária. A mudança interna é o fator mais importante para quem deseja atingir qualquer objetivo em sua vida (no nosso exemplo, emagrecer). Lembrem-se da seguinte frase: É muito mais fácil mudar a si mesmo, do que exigir mudança dos outros. Esqueça utilizar fatores externos esperando que haja mudanças internas em você. Isso até pode funcionar por um tempo, mas com certeza tem prazo de validade. Tem que ser uma coisa intrínseca, lá de dentro mesmo.

A persistência é o outro fator. Persistir na mudança se faz necessário também, quero deixar claro que estou dizendo persistir na mudança, e não persistir no erro. Notem a diferença. Persistir no erro é burrice, os erros devem ser usados como exemplos que não devem ser seguidos, e mostrar com mais clareza ainda que a mudança se faz necessária. Persistir na mudança, por outro lado, te abre novos horizontes, novas possibilidades, e pode vir a ser a solução para aquilo que você tanto procura.

Não adianta simplesmente falar "eu quero ser rico", eu quero ser independente" "eu quero emagrecer" e não agir para que isso aconteça. É precisa mudar. Mudar sua mente. Suas atitudes. Seus Pensamentos. Entender seus conflitos internos. Sofrer um pouco.  Sofrer um pouco mais. Ter um propósito, pois sem um propósito tudo vai por água abaixo. E então é preciso acreditar naquilo e seguir em frente com seu plano.

Basta dar uma olhada no que os "grandes" conseguiram:

Steve Jobs foi demitido da própria empresa, criou outra (NeXT), e um tempo depois retornou a Apple, que comprou a NeXT.
Logo da NeXT
Walt Disney foi demitido do trabalho em um jornal por sua "falta de imaginação e boas ideias". Sim, é aquele nome nos filmes.
Lembrou agora?
J.K. Rowling estava desempregada e era mãe solteira quando começou a escrever uma história de uma bruxo que ficou mundialmente famoso.


A Microsoft, de Bill Gate$, teve vários sistemas e produtos ruins (ex: Windows ME, Windows Vista), perdeu bilhões, mas nem por isso deixou de ser uma empresa de enorme sucesso.
Conhece o Microsoft Kin? Pois é, até hoje eu também nunca tinha ouvido falar.

Os exemplos são muitos. Basta buscar no Google. By the way, se você pesquisar "fracassos do Google", no próprio Google, você vai encontrar várias histórias.
Até tu, brutus?
Sim meus amigos, o sucesso, muitas e muitas vezes vem com a derrota.

Para emagrecer não basta entrar na academia, temos que lutar diariamente contra nós mesmos para conseguir enfrentar as comidas deliciosas que são expostas a todo momento para nós. E para ter liberdade financeira é preciso lutar diariamente para não gastar o que se tem com, muitas vezes, futilidades. Ex: Você precisa mesmo comprar roupas, sapatos, bolsas, carro etc todo mês/ano? Provavelmente não!
Claro que também é preciso muito estudo e força de vontade, e isso deve vir junto com a mudança.

Então meus amigos, "Eu prefiro ser melhor ser essa metaformose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".

Deixo aqui uma pergunta para você que está lendo.

Você está disposto sofrer mudanças internas (e necessárias) para conseguir o que deseja?

Abraço, boa sexta e bom final de semana!

7 comentários:

  1. Respostas
    1. É isso aí Uó! O sofrimento é inevitável!

      E Soldado do Milhão, usando o cérebro o sofrimento pode ser controlado hahahaha

      Abraços!

      Excluir
  2. Não podemos ficar na zona de conforto, ação e desenvolvimento sempre!

    http://investidoralfa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza IA!

      Seja bem vindo, vou te adicionar ao blogroll.

      Abraço!

      Excluir
  3. Excelente post BL. Minha vida também não foi fácil e estou trabalhando duro para conseguir meus sonhos. Siga o seu sonho e não desista.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy!

      É um caminho díficil mesmo...Mas é o caminho escolhido por nós.
      Como você mesmo disse: "Siga o seu sonho e não desista."

      Abraço!

      Excluir