terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016 e Prospectivas 2017

Fala galera!

Estive meio ausente da blogsfera esse mês por conta do trabalho. Mas li posts de vários colegas e fico feliz em ver o pessoal aportando em peso.

Provavelmente esse será o último post do ano. Será um post rápido e que servirá mais como registro pessoal mesmo.

Analisando o ano de 2016, posso dizer que foi um ano muito bom e também muito ruim. Profissionalmente falando, tive um crescimento que para mim foi excelente, pois pude aprender muito, muito mesmo. No lado pessoal também tive pude evoluir, mas acho que ainda tenho muito que aprender nesse quesito. Sou um eterno aprendiz em todos os campos, a verdade é essa. Para a maioria das pessoas ao meu redor(família e amigos) pude observar que muitos tiveram um ano que julgo bom. Alguns passaram por momentos ruins mas conseguiram dar a volta por cima, e isso me deixa muito feliz. Tem também a loucura que está o nosso país, mas isso nem comento...

No ambiente de trabalho, apesar de eu ter aprendido muito, a minha empresa passou por uma reestruturação e infelizmente algumas pessoas foram desligadas. Esse é o preço de se trabalhar em empresa privada, a única coisa certa é que você vai ser demitido. Se não for demitido, irá pedir para sair, por vários motivos: nova oportunidade, mudança de cidade ou até mesmo desistência do emprego.

Mas falando do que interessa, que são as finanças, pude realizar bons aportes ao longo desse ano, tive um crescimento no meu patromônio, pude diversificar minha carteira e aproveitei ao máximo o meu 13 salário e todo o "dinheiro novo" que entrava. Inclusive amanhã será meu último aporte do ano. E será todo em ações, quer dizer, talvez bote uns trocados no tesouro direto também(NTNB-Principal 2035).

Em 2017 quero manter aportes constantes e/ou crescentes, nunca menos que o mês anterior.

O meu patrimônio em 2016 está dentro do planejado em 2015, e estou me preparando e fazendo as prospecções para 2017. É essencial fazer esse planejamento, pois assim é possível ter um norte, e também ter noção de quanto será necessário poupar mensalmente para atingir o objetivo estabelecido. 

A cada ano eu me imponho metas mais desafiadoras. Isso me motivo a seguir em frente, aportando, estudando, levando uma vida frugal e vendo meu patrimônio crescer.

Então é isso meus amigos. Desejo com antecedência um Feliz Natal, e que em 2017 a liberdade financeira se torne mais próxima, e que os aportes sejam "graúdos". Desejo também saúde e felicidade para todos da blogsfera e também para seus familiares e entes queridos.
Grande abraço!

4 comentários:

  1. Excelente Blog amigão, Parabéns, vou adicioná-lo na minha lista ok?

    Feliz 2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Professor!

      Obrigado pela visita, também vou adicioná-lo na lista.

      Abraço e feliz 2017!

      Excluir
  2. Grande BL!
    Sigo seu blog há pouco tempo e curti!

    Feliz final de ano e um ótimo que se aproxima!

    Abraços do NooB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí NooB!

      Que bom que curtiu o blog.

      Desejo um excelente 2017 para você!

      Grande abraço!

      Excluir