terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Cuidado com as altas da bolsa.

Quem investe em ações (como eu) deve estar vendo seu patrimônio subir de maneira muito interessante, e em pouco tempo. Psicologicamente falando, isso é ótimo. E ao mesmo tempo é péssimo!

Mas porque?

Porque estamos falando de renda variável. Meu amigo, nessa vida nada pode ser previsto. Com exceção do mercado de ações. Sim, é possível prevê-lo. O mercado vai subir, e também vai descer, e também vai andar de lado. Só não dá pra prever quando isso vai acontecer.

Agora que você já sabe o básico, eu te faço uma pergunta:

Você está PRONTO para ver seu patrimônio cair?

E quando eu falo cair, é despencar, ir ladeira abaixo mesmo. Isso pode acontecer a qualquer momento (e o oposto também pode ocorrer). Por isso que eu e muitos colegas da blogsfera sempre falamos: "Nunca, nunca, nunca coloque em ações (ou renda variável) dinheiro que você vai precisar". O dinheiro das ações é o dinheiro das ações. Não é o dinheiro da prestação do carro, do mercado da semana, da gasolina, da escola dos filhos. O dinheiro das ações é o dinheiro das ações e acabou. Se por acaso elas caírem 80% por 8 anos, nada em sua vida deverá ser afetado. Isso precisa estar bem claro para qualquer um que deseja investir em ações.

Para fins didáticos usarei um gráfico do Ibovespa. Iniciaremos com a queda:

Nesse gráfico vemos uma queda em um determinado período(marquei o período de 16 de maio de 2008 a 21 novembro 2008. O patrimônio de muita gente diminuiu nesse período. Muita gente faliu. Legal. Agora vamos a alta:

Nesse gráfico vemos uma alta em um determinado período (marquei o período de 21 de novembro de 2008 a 11 dezembro 2009. O patrimônio de muita gente aumentou. Alguns poucos enriqueceram. Legal também.

Você acha que alguém sabia que a queda desse período seria tão acentuada?

Ou que alta viria tão rápido? 

Ninguém sabia.

O que se sabia é que iria subir, em algum momento. Isso é renda variável !!!!

E o que isso quer dizer para mim? Ou para você?

ABSOLUTAMENTE NADA.

Se analisarmos os períodos escolhidos mais detalhadamente. Veremos que houveram altas e quedas, altas e quedas, nada de novo....

Para nós, que temos como objetivo sermos sócios de boas empresas, isso não nos diz nada. 

Lembrem-se, o que importa para nós é sermos sócios de boas empresas, com boa governança, lucros consistentes. Nos períodos de crise as ações delas talvez caiam, mas provavelmente irão subir novamente quando a crise passar. E pronto, vida que segue! 

Abraço!

6 comentários:

  1. Olá BL,
    Você analisou o gráfico da bovespa. Muitas empresas nem caíram muito. Quem investi em boas empresas as vezes nem sofre muito com isso. Isso aí serve mais para demostração mesmo. Fica ruim para quem investi em índice.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy, o IBOV não reflete 100% da bolsa e foi utilizado para fins didáticos como eu disse.
      Em períodos de crises sistêmicas a tendência é que a maioria das empresas caiam, inclusive empresas boas. Exemplo: Itaú e Bradesco, caíram forte nessa época. Mas não deixaram de ser excelente empresas, e em seguida tiveram alta, ou seja, apesar de tudo não perderam valor.
      Já se formos analisar a Ambev, outra excelente empresa, não houve uma queda tão forte.
      O négócio é diversificar para proteger o patrimônio. Dessa forma em crises(principalmente as grandes) conseguimos segurar um pouco mais o nosso patrimônio.
      Quem investe em ações, precisa estar ciente, que mesmo a empresa sendo boa, ótima ou excepcional, TUDO pode acontecer.
      Não adianta querer ser otimista sempre.

      Be ready for anything, always!

      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Pra investir em ações tem que estar cientes dos riscos e ter estômago para aguentar a volatilidade de curto prazo. Mas com uma boa alocação de ativos isso não chega a ser problema. Faz parte do jogo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você definiu em poucas palavras o que o investidor precisa ter para iniciar em Renda variável. É como um jogo e é preciso saber jogá-lo.

      Vou te adicionar ao Blogroll.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Por enquanto a bolsa subiu muito em cima de expectativas e pouco por causa da recuperação econômica de fato.
    Acho que a chance de vermos uma realização dos lucros em breve é alta.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala KB, beleza?

      Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos!

      Grande abraço!

      Excluir