domingo, 16 de outubro de 2016

Calculadora mágica

Bom amigos, estava navegando pelo site de uma corretora e me deparei com uma calculadora que faz o seguinte cálculo:
Investindo R$ 10.000,00 no tesouro direto no título IPCA + NTN-B principal, teríamos o valor de R$ 141.000,71 no seu vencimento. Ela ainda comprava com a poupança falando que seria um ganho 546,75% maior(R$ 30.256,00).
Quando vi isso, pensei: PORRA! 
Minha cara ao ver os ganhos.
Alguns instantes depois me acalmei e fui no site da calculadora do Tesouro Direto verificar a veracidade do cálculo. Então vamos lá.
Coloquei exatamente o mesmo valor e data de vencimento para o título NTN-B Principal IPCA com vencimento em 15/05/2035. Coloquei as mesmas taxas, com exceção do IPCA, que chutei o valor de 8%. E este foi o resultado:
Bom, o valor de R$ 95.071,39 é um valor interessante se a gente lembrar que inicialmente foram aplicados R$ 10.000,00. Mas ainda distante do que foi oferecido para mim, mais precisamente uma diferença de R$ 45.929,32. Então fui pesquisar a tabela do IPCA:
O IPCA de 2015 foi 10,67% e até o momento o de 2016 está em 5,5%. Então alterei o valor do IPCA para 10,67% na calculadora do tesouro direto e obtive um valor próximo ao da "calculadora mágica" da corretora, R$ 148.705,71. Nesse momento eu fiquei ainda sem entender, pois se o IPCA varia anualmente como eles podem projetar ganhos tão expressivos. Resolvi então fazer o seguinte, peguei o IPCA de 2002 até 2016 e calculei o valor médio. Achei o seguinte número: 5,9%. Usando este número temos então que este título nos proporcionaria no seu vencimento o valor de R$ 66.469,49. Um ganho digamos que, "mais próximo da realidade".

Então eu entendi como é fácil enganar os outros. Ninguém faz essas contas que eu fiz, muitos acreditam que terão ganhos tão "expressivos", simplesmente compram olhando pra calculadora do site da corretora e vão "na fé", acreditando que terão esse valor quando o título vencer. Então colegas, vamos sempre duvidar de "números estranhos", se achar que o valor está muito alto(ou muito baixo as vezes), peguem a calculadora e façam suas contas. Se não souber fazer as contas, aprenda! Ou peça pra alguém que saiba te ensinar pra você não depender de alguém no futuro com coisas simples. 

Grande abraço e vamos ficar espertos!

2 comentários:

  1. Olá Baiano Liso, boa observação. Já vi essa simulação nessa corretora, mas nunca acreditei. Quando faço as minhas simulações coloco a inflação entre 5% a 6%. Vou adicionar seu blog na minha lista. Adicione o meu aqui também. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fala Cowboy!

    Pronto! Adicionado ao Blogroll, seja bem vindo!
    Abraço.

    ResponderExcluir