domingo, 2 de outubro de 2016

Um pouco sobre mim e sobre ações

   Nesse post vou falar um pouco sobre mim e como resolvi entrar no mercado financeiro, mais especificamente, o mercado de ações.
   Bom, comecei a me interessar pelos investimentos em ações no final de 2014, conversando com um amigo na faculdade que já estava nesse mercado há alguns anos. Como eu não sabia absolutamente nada deste tipo de mercado tirei algumas dúvidas com ele de como começar e simultaneamente fui pesquisando por conta própria. Abri uma conta na corretora e comecei comprando algumas ações, comecei com bem pouco dinheiro, até porque não tinha de onde tirar muita coisa mesmo, pois eu era estagiário. Iniciei com algo em torno de uns 80 reais só pra ver como era, comprei algumas ações e fui gostando. Não preciso nem dizer que perdi alguns reais pois eu entrei de cara sem saber praticamente nada, mas como era um capital alocado a risco não "fazia falta", pois eu tinha uma pequena reserva financeira com um dinheiro para emergências. 
Desse período inicial posso deixar duas coisas que são de suma importância para qualquer um que deseja começar a investir em ações:
  1. Estude
  2. Comece devagar.
   Os estudos devem vir antes de tudo, de tudo mesmo. Para comprar uma ação é preciso saber o que está fazendo. Na epóca eu não tinha preparo nenhum, nem psicológico nem técnico mesmo. Primeiramente é preciso entender o que é a bolsa, entender o que é renda variável, entender que ela varia para cima e para baixo, como o próprio nome diz. Entender o que é trade, sócio, mercado fracionário, buy and hold, dividendos, aumento de capital e principalmente, entender que o dinheiro que está na bolsa, é o dinheiro da bolsa, nunca o dinheiro do pão, da prestação do carro, da gasolina, da parcela do empréstimo (sério isso?). Todo o dinheiro que entrar na bolsa não pode fazer falta para o investidor, e é aí que entramos no número dois, começar devagar. Não adianta querer ser o próximo Warren Buffet, sei que no início as coisas parecem ser lindas e os ganhos parecem ser extraordinários, mas meus amigos, de fato tudo isso é verdade, mas o oposto também é, e pior, vai acontecer. As perdas serão extraordinárias. Você vai perder dinheiro. Isso é quase um axioma. 
   Nesse momento você deve estar se perguntando: Mas se eu vou perder dinheiro, o que é que eu vou fazer na bolsa? Resposta: Investir em valor. Ponto. Você não vai operar dinheiro na bolsa, você vai operar valor. Trocando em miúdos. Investir em empresas boas visando o longo prazo. Trocando mais ainda em miúdos: Investir em empresas excelentes esperando que elas tenham lucros e distribuam esses lucros (aumento de capital, dividendos, JSC etc) para os seus acionistas ao longo do tempo. Ainda não entendeu? Tudo bem, eu mastigo mais: Esperar que a empresa cresça ao longo do tempo, fazendo com que o capital que eu investi se valorize de tal forma que, após alguns(vários) anos ele esteja tão, mas tão valioso que eu possa parar de trabalhar e viver somente do retorno daquele capital que investi arduamente ao longo de tantos anos. Ou seja, renda passiva. Vocês perceberam que eu disse "esperar que a empresa" cresça? Pois é meus amiguinhos, nós só podemos esperar que as empresas cresçam, pois ninguém, nunca irá saber o que de fato vai acontecer na bolsa. Eu repito, ninguém. O que se pode fazer é verificar resultados anteriores e definir se aquela empresa atende aos seus critérios de solidez, segurança, boa governança ou não. Só você pode definir qual empresa comprar, mas para isso é necessário estudo, ler alguns indicadores, conversar com o RI da empresa, ter embasamento. Não adianta escolher por escolher, é preciso ler, e ler muito. 
   Pessoal, eu estou escrevendo esse post sendo o mais franco possível, pois estou relatando minha experiência, e como já disse, não é fácil. O efeito psicológico de ver seu dinheiro diminuir não é brincadeira. É preciso estar preparado para ver seu capital diminuir durante alguns períodos, períodos as vezes bem longos(anos), por isso nada melhor do que começar com pouco, o pouco quem vai dizer é você, mas quanto menos melhor, esqueça o que falam de investir com no mínimo cinco mil, dez mil, cem mil. No início pense que você está pagando um curso e está aprendendo, você está investindo em você e é muito importante depois de muito estudo ver na prática como a coisa funciona. Após começar a entender e perder algum dinheiro(rs) aí você pode ir aumentando sua posição com mais segurança.
    Acho que essa é a melhor maneira de entrar no mercado de ações, ir devagar. Não adianta querer fazer mágica, ela até pode acontecer, mas primeiro, para ela acontecer, você estará correndo riscos enormes, e existe ainda aquele história de que deu certo na primeira, deu certo na segunda, perdeu tudo na terceira. Então leiam, estudem e aportem sempre pensando: Esse dinheiro vai fazer falta se as ações das empresas caírem 80% durante 8 anos? 
   Nosso amigo Bastter foi e ainda é minha maior referência em ações, usei algumas frases bastante conhecidas dele, pois acho a didática dele bastante prática e realista. Ainda falarei muito sobre ele!

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário