quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Pai Rico, Pai Pobre

Hoje vamos falar de leitura.

Provavelmente todos do meu Blogroll já leram esse livro, e os que não leram, vão ler. Fato. Estou lendo o livro e estou gostando muito. O autor, Robert Kiyosaki, usa uma didática bem simples e ensina que para enriquecer é preciso, acima de tudo, desconstruir algumas ideias impostas na nossa cabeça já dentro de nossas casas e que perduram na escola, faculdade etc. Uma espécie de lavagem cerebral que vai se consolidando a cada ano, e quanto mais tempo você leva para perceber isso, mais tempo levará para desfazê-la da sua mente e então conseguir se libertar.
Ele explica que a escola que todos nós frequentamos nos ensina muita coisa, mas deixa de lado um tema que poderia facilmente virar uma matéria: Independência Financeira. E mais, o conceito de fazer o dinheiro trabalhar para você ao invés de trabalhar pelo dinheiro. Na escola, não aprendemos como investir, não aprendemos sobre "ativos e passivos". Somente nos ensinam os assuntos do cronograma, e que tudo parece arriscado e devemos sempre escolher o "caminho seguro". E pronto. E então no futuro teremos um emprego e entraremos na Corrida dos Ratos. 
Dentro de nossas casas é assim também: "Meu filho, estude, arranje um emprego seguro, e fique durante toda a sua vida". E assim enriqueça os bancos, o governo e TALVEZ se aposente ganhando uma miséria, e pior, tenha que voltar ao mercado de trabalho.
Ninguém vê que existem outros caminhos para criar dinheiro. Ninguém vê que ao sair da Corrida dos Ratos e entrar na "Pista de alta velocidade" as coisas poderão finalmente ser do seu jeito. 
Recomendo fortemente a leitura deste livro, ele é essencial para todos, todos mesmo!
Ele não vai dizer fórmulas mágicas de enriquecimento, a única coisa que vai mudar em você após a sua leitura é que todos nós temos o maior ativo de todos, e com ele podemos criar inúmeros outros ativos e assim acelerar o caminho para a Pista de alta velocidade. 
Aí vocês me perguntam, mas que ativo é esse?
E eu respondo: A nossa mente.
A habilidade de pensar é sensacional. Use sua cabeça e nunca mais passará por problemas financeiros. Mesmo em momentos difíceis.
Se você ficou sem entender algum dos termos que falei, deixe de preguiça e vai ler o livro!
Lembrando que é um livro de 1997, mas que parece ter sido escrito nesse ano!

Deixo uma frase para reflexão: "Todo homem que lê demais e usa o cérebro de menos, adquire a preguiça de pensar"(Albert Einstein)

Grande abraço e vamos usar a cabeça!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito bom esse livro BL. Já li vários livros desse autor. A partir deles estou saindo da corrida dos ratos e buscando a IF.

      Excluir
    2. Com certeza Cowboy, estamos juntos nessa!
      Abraço!

      Excluir
  2. Li esse livro em 2008.. eu acho, mudou minha vida!
    Posso dizer que tenho a educação financeira que possuo hoje graças a este livro, seus conceitos são super reais!!

    Abraços

    ResponderExcluir