sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Gerente de Banco: Seu grande amigo.

Lembrei de uma situação que aconteceu comigo e decidi relatar aqui pra vocês.

Certa feita estava eu no trabalho quando o gerente da minha conta ligou, eu estava só no momento então deu para conversar com ele. Como sempre, ele foi muito educado e perguntou se eu estava precisando de alguma coisa. O diálogo foi mais ou menos assim:

- Boa tarde Baiano(rs), tudo bem? - Disse o gerente.

- Tudo bem! - Respondi.

- E então, está precisando de alguma coisa? Algum empréstimo? Consigo liberar um crédito para você, caso precise. - Falou o bancário.

- No momento está tudo tranquilo, não estou precisando de nada. - respondi novamente.

- Perfeito, vi também que você está com um dinheiro parado na conta. Não gostaria de investir esse dinheiro fazendo um título de capitalização?. - Me ofereceu um daqueles investimentos típicos que te roubam até o último centavo.

- Não, não, obrigado. Esse dinheiro não é utilizado para investir! Ele faz parte da minha reserva de emergência e deve estar disponível sempre que eu precisar. Tenho algum valor investido em ações que está em uma corretora. - Nesse momento me arrependi de não ter encerrado a conversa.

- Ah! Então você investe em ações? Não gostaria de mudar para nosso banco? Posso tentar brigar por uma taxa mais interessante para você. - Falou ele, agora mais animado.

- Não, eu estou bem satisfeito com o que a minha corretora me oferece. - Tentei cortar.

- Mas e qual a rentabilidade mensal você está fazendo com seus investimentos? - Insistiu o infeliz.

- Olha, não estou muito preocupado com a rentabilidade, pois estou investindo pensando na minha posentadoria. - Respondi, agora com menos paciência.

- Você está investindo em AÇÕES pensando em aposentadoria? - Falou o animal num tom quase pejorativo. 

- Sim! - Respondi.

- Tudo bem, se precisar de mais alguma coisa, basta entrar em contato.

- Ok, obrigado! - Finalmente encerrando a conversa.

Quando desliguei confesso que senti raiva. Deu vontade de ligar de volta, perguntar se ele sabia o que era buy and hold e que renda variável VARIA e outras coisas mais. Mas deixei pra lá. Ao mesmo tempo vi como esses caras são despreparados. O único objetivo deles é empurrar os produtos para os idiotas que caem, e eles são insistentes, muito insistentes. Fazendo um comparativo, imagine você bêbado numa festa enchendo o saco para tentar ficar com uma mulher que está te ignorando. Nesse caso o gerente está sendo você(bêbado), e você está sendo a mulher. Ele tenta, tenta, tenta até que uma hora consegue empurrar algum produto para algum otário e por fim bater a meta. 

Se você acha que uma pessoa que trabalha em banco manja dos paranauês sobre investimento, renda variável, acúmulo de patrimônio etc, fique esperto, pois tenho quase certeza que você que está lendo esse post sabe muito mais. Acho que seria até capaz de dar uma aula para esse pessoal.

Volta e meia ele me liga para oferecer alguma coisa. Sempre enrolo e digo que não quero. E Pra piorar eles sempre ligam de um número diferente, então não dá para saber que é ele, aí eu acabo atendendo e o resto vocês já sabem. "Enrolation".
Eu me esquivando do gerente.
Abraço!

12 comentários:

  1. Esses gerentes são complicados mesmo. No começo da minha caminhada rumo a tranquilidade financeira, ainda fui perguntar para o meu o que o banco poderia me oferecer. A resposta: Título de Capitalização. hahahah, eu ainda perguntei sobre TD e o cara nem sabia responder direito..

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Japa!
      O negócio é fugir da lábia desses caras. Tem uns que são tão carismáticos que acabam conseguindo levar a gente no gogó! kkkkkk
      Mas já to vacinado, caio fora de imediato.
      O que eles conhecem de fato são alguns produtos do Banco que tentam a qualquer custo empurrar pra gente.
      E é isso aí, cada dia aprendendo e fugir das ciladas que podem surgir dirante a nossa longa(porém prazerosa) caminhada.

      Abraço!

      Excluir
  2. Tenho colega que já foi gerente de banco, pelas conversas que tive com ele, vi que ele não sabe quase nada sobre investimentos. Ele mesmo já confessou para mim que não sabe.

    Já ligaram para mim oferecendo dinheiro emprestado, falei que não estava precisando, a gerente falou: só dois mil. Falei: Se vocês quiserem eu empresto para vocês. Aí ela encerrou a conversa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cowboy, só faltava eles admitirem que não sabem mesmo.
      Essa é uma boa estratégia, vou passar a falar isso agora. kkkkk

      Abraço!

      Excluir
  3. Eu tenho uma relação antagônica com os bancos. Ao mesmo tempo que incentivo as práticas corporativas de lucro máximo já que sou sócio de alguns (BB e Itaú), eu também não compactuo com as políticas enquanto cliente. Deixo lá nos bancos apenas 5% de todo meu capital. Em suma, sou um péssimo cliente e um ótimo sócio, rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo você perfeitamente Uorrem! Também tenho essa relação antagônica hahahaha

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Fala baiano, tb sou baiano rsrs e tenho uma historinha sobre isso. Tenho um brother q trabalhou comigo e foi cair na área bancária depois. Depois de um outro banco, ele entrou no Santander e justamente na minha agência... Outro dia me ligou e dizendo que eu ate hj não era Van Gogh e que ele me botar. Eu disse a ele q não tenho interesse (ia pagar mais de mensalidade em troca de benefícios q não me importo como furar filas e tal). Ele liga outro dia insistindo mas dessa vez fala a real, que é só pra ele bater meta e ajudar ele pq ta novo no banco... Agradeci mas dispenso... É esse tipo de gente q te "ajuda" em banco..


    Ah, vou seguir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BJC, seja bem vindo.
      Que bom encontrar mais um baiano por aqui!
      Cara, a pressão pra esses caras venderem é tão grande que as vezes eles "vendem" produtos para eles mesmos somente para bater a meta. Eu já presenciei esse tipo de situação.
      Vou te adicionar ao blogroll!

      Excluir
  5. Caro conterrâneo escorregadio, não se importe com esse tipo de criatura bancária e nem lhes dê ouvidos. Eu tenho uma amiga que gerente do banco Itaú. Todos os meses ela bate metas e mais metas, teve até uma ascensão meteórica no banco, mas na vida pessoal ela vive desorganizada e endividada. Sempre parcelando o cartão ou pagando o mínimo. Não tem nenhuma disciplina financeira e recentemente perdeu a carteira de motorista por ter tido várias multas tentando fugir das blitz pois estava com a documentação do carro atrasada.

    Tipo, dá pra confiar o seu dinheiro a uma criatura dessas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escorregadio, lá ele!(Essa só entende quem é baiano mesmo). kkkkk
      Rapaz, você não podia ter dado exemplo melhor, e um exemplo real.
      É como diz aquele velho ditado, se você não cuidar do seu dinheiro, vai pagar caro pra alguém cuidar dele pior do que você.
      O mais engraçado é como eles falam com um ar de superioridade, sempre falando que é o "melhor investimento", com "exclente rentabilidade" blá blá blá....
      Dica: Dá uma aulas de finanças pra ela, e se ela "valer a pena"(Mulher investimento), quem sabe? kkkkkkk

      Grande abraço!

      Excluir