segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Motivacional: Como juntar dinheiro?

   Essa é uma pergunta muito comum, e na verdade a resposta é bem simples. Junta-se dinheiro, juntando! Simples assim, aos poucos vai-se acumulando um certo valor seja na conta poupança, nos investimento em renda variável, debaixo do colchão etc. Mas aí temos outra pergunta? Mas e porque poucos conseguem? A verdade é que pouquíssimas pessoas conseguem passar anos juntando dinheiro, geralmente elas juntam para algo e em seguida gastam. Exemplo, fazer uma viagem dos sonhos, comprar um carro, comprar um apartamento. Não há mal em fazer isso, o problema é gastar TODO O DINHEIRO com seu desejo. E pior, você provavelmente vai se arrepender, ou pior ainda, vai sentir na pele o que é precisar daquele dinheiro que foi literalmente estourado por nada menos do que descontrole emocional SEU. Isso mesmo, a culpa é sua! Não venha botar a culpa no cachorro, na sua vida ou nos seus amigos, quem decidiu gastar tudo foi VOCÊ, meu caro. E aí cá está você, sem nada, e pronto(ou não) para começar mais uma vez. Tudo bem, todos podemos errar, não estou dizendo que o fato de você ser culpado, não tenha o direito de tentar mais uma vez, ou quantas forem necessárias. Não desista. A verdade é que se você quer conseguir seu objetivo é preciso focar nele e claro a idade ajuda, porém não é o fator principal. Steve Jobs foi demitido da própria empresa, e quando readmitido, voltou mais criativo do que nunca.
   Mas aí talvez você me pergunte: Eu estou deprimido e desanimado de recomeçar, e agora? Nesse caso você precisa de apoio psicológico, então busque um profissional. A inspiração tem que vir de você, olhe lá dentro, e veja, tudo o que você conquistou, tudo o que você conseguiu, como está a sua carreira, como você conseguiu o que talvez menos de 1% da população conseguirá durante uma vida inteira(chutei este número). Você se graduou, tem um diploma, talvez esteja numa especialização, mestrado, doutorado, tem um emprego de dar inveja a MUITOS, principalmente nos dias de hoje, onde ter emprego é coisa rara. E ter emprego BOM é mais raro ainda. 
   Então levante, vá trabalhar, vá estudar, vá investir em você, e claro, pense no seu futuro, pense na sua velhice, pense em como você quer estar com 60 ou 70 anos. Pegue seu salário ou seja lá de onde a sua renda venha(de maneira lícita, por favor) e vá investir, faça sua reserva de emergência. Ajude sua família, ajude seus pais se eles precisarem, afinal tudo o que você conseguiu foi por causa deles, talvez eles tenham vivido uma vida difícil só para que a sua não fosse tão difícil assim. Então nada mais justo do que agora, já com menos energia, que eles possam aproveitar um pouco a vida. Acho que eles merecem, não é mesmo?
   Não estou aqui dizendo para parar de aproveitar a vida, estou dizendo que é possível sim aproveitar a vida, mas pensando no futuro, e dessa forma é NECESSÁRIO fazer sacrifícios, sacrifícios as vezes temporários, e as vezes permanentes. Aproveite a vida, vá a praia, viaje, saia com seus amigos, mas não esqueça do seu objetivo, ser livre para fazer o que quiser no futuro. Talvez depois de um tempo aqueles "sacrifícios" deixem de ser tão difíceis e se tornem parte da sua rotina.
    É possível atingir feitos extraordinários independente da sua idade, não apenas desejando e acreditando, mas indo lá e fazendo acontecer. Recomendo fortemente a leitura do post do PdH chamado: O sucesso tardio e o "nunca é tarde para aprender". 
   Talvez você ainda não tenha chegado no estágio da sua carreira que deseja estar, mas você está fazendo por merecer? O que será que pode ser feito para melhorar? Um curso? trabalhar em equipe? Ser mais cordial com os colegas? Passar um tempo sozinho? Essa é uma pergunta que somente você pode responder. Mas posso dizer que, quando a "resposta" é finalmente encontrada, as coisas começam a fluir de uma maneira que não haverá explicação, e talvez você ainda não tenha a resposta de fato para o que aconteceu, mas te garanto que daqui a 10, 20 ou 30 anos você vai olhar para trás e terá essa resposta na ponta da sua língua. 
   Falando um pouco de mim, eu já pensei em desistir, em gastar tudo o que juntei, o que não é muita coisa, mas aí eu penso: "É melhor tem alguma coisa, do que ficar sem nada...". Mas lembre-se, esse sou EU, esse é o Baiano Liso encontrando a sua forma de aumentar seu patrimônio sem ter que sofrer por isso. De fato há um pouco de sofrimento, mas é um sofrimento interessante, pois sua conta vai aumentando mês a mês, ou melhor, seu patrimônio. Você precisa encontrar a SUA forma de aguentar essa pressão. As pessoas talvez falem, mas deixe elas falarem o que quiserem. Provavelmente elas tem inveja de você e de tudo o que você já conquistou. 

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário