quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Minha estratégia

Nesse post resolvi falar um pouco sobre a minha estratégia para chegar a tão sonhada independência financeira, e como 2016 já está chegando ao fim, ir também planejando o cenário de 2017.
Tenho a meta principal que é ser Financeiramente Independente, a partir disso criei submetas que são divididas em anos. Então a cada ano estabeleço o valor mínimo que o meu patrimônio deverá estar, iniciando em 01 de janeiro e finalizando no dia 31 de dezembro de cada ano corrente, e ao longo de cada mês vou decidindo o que fazer no mês seguinte.
Por exemplo: para o final de 2016, meu patrimônio mínimo deverá ser R$ 30.000,00.
Para 2017 ainda não fiz as contas, então só postarei o valor estabelecido lá pra dezembro.
Esse ano, infelizmente, não pude aportar como queria, como já disse em posts anteriores, por questões familiares e também porque estava fazendo a minha reserva de emergência. A reserva está pronta e tenho o suficiente para me manter por 6 meses mantendo meu padrão atual, ou pelo menos 1 ano se eu baixar o padrão. Lembrando que eu moro com meus pais e não tenho filhos, então estou tirando proveito disso. Paralelamente a construção da reserva tenho uma carteira de ações, que foi sendo criada junto com a reserva. As empresas já foram escolhidas, o que falta agora é somente a grana para o aportes em todas elas. Escolhi 15 empresas, tenho 9 dessas 15 na minha carteira e por enquanto prefiro não divulgar quais são essas empresas. Quando a carteira estiver completa irei balancear o capital para que cada uma tenha cerca de 6,5% investido. Lembrando que não faço trades, meu negócio é investir em valor. Talvez no futuro, mas no momento não sinto vontade nem tenho paciência.
Pretendo ainda nesse ano aplicar alguma coisa no Tesouro direto, e mais pra frente investir em FII.

Então meu patrimônio deverá ficar assim nos próximos anos:

Renda Variável - 80%
  1. Ações;
  2. FII.
Renda Fixa - 20%
  1. Reserva de emergência(poupança);
  2. Tesouro Direto.
Há um trocado na minha conta do FGTS(rendendo uma mixaria), que não contabilizei no patrimônio e no futuro, pretendo mexer com opções, mas por enquanto não tenho saco para estudar isso. Também penso em investir em imóveis, mas vai demorar um tempo.
Claro que esses valores percentuais não refletem minha carteira hoje, na verdade estou bem longe. Isso é como ela deve ficar, inclusive é uma meta para 2017, balancear meu patrimônio na proporção 80-20.

Lembrando que esta é a minha estratégia. Cada um deve bolar a sua, seguindo seus próprios critérios, de acordo com seus estudos e com o passar do tempo ela pode ir sendo adaptada, para que você possa sempre proteger seu patrimônio e também aproveitar as oportunidades que poderão aparecer para aumentar os ganhos. 

E vocês, já estão se preparando para 2017?

Abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário