sábado, 8 de outubro de 2016

Largar tudo

Fico indignado quando ouço coisas do tipo:
"um amigo meu está ganhando bem na bolsa".
Ou então:
"um amigo de um amigo meu largou tudo e está vivendo da bolsa".

Preciso deixar aqui alguns mandamentos que aprendi nesse pouco tempo investindo em renda variável:

  1. Você não é o Luiz Barsi;
  2. Muito menos o Warren Buffet;
  3. A bolsa não liga pra você;
  4. O mercado muito menos;
  5. Você é um eterno aprendiz;
  6. Se desesperar não vai adiantar;
  7. Esperar que a ação vá subir não quer dizer que ela vá subir;
  8. Nós chamamos de RENDA VARIÁVEL porque varia(para cima e para baixo);
  9. É incrível como acreditamos em tudo;
  10. VOCÊ VAI PERDER DINHEIRO.
Parei no 10, mas dava pra seguir no mínimo até o 50. Pessoal, vamos botar uma coisa na cabeça, não adianta fica nessa de "eu preciso ganhar hoje", isso não existe. A partir do momento que qualquer ser humano decide viver de bolsa, ele está fadado ao fracasso, e pior, muitas vezes levando junto com ele para o buraco sua família e amigos. Vamos estudar, vamos aprender que para investir nesse mercado é preciso estudar, E SOMENTE COLOCAR NA BOLSA O DINHEIRO QUE VOCÊ NÃO VAI PRECISAR. Nunca esqueçam isso por favor. Parem de acreditar que vai dar tudo certo no final, pois ninguém irá te ajudar, você precisa entender o que está fazendo e porque está fazendo. Não adianta comprar hoje e esperar que amanha o seu lucro seja de 15%. Esqueçam taxas, esqueçam trades, esqueçam viver da bolsa. Esqueçam viver de bolsa, será mesmo que vale a pena largar tudo porque com 2 ou 3 trades você ganhou o seu salário? Não seria melhor continuar trabalhando, aportando todo mês, aumentando seu patrimônio, investindo em valor e até fazendo trades, mas com uma pequena, eu disse pequena parcela do seu capital para este fim. Mas tem que ser uma parcela bem pequena mesmo, diria algo em torno de no máximo 5% do seu capital alocado em RV.
Vamos supor que você largue seu emprego e após 2 meses de ganhos sucessivos, a bolsa despenca, sua carteira diminui em 30% e você tem um prejuízo e perde tudo o que conseguiu nos 2 meses anteriores. Bom, as contas vão continuar chegando....E nos meses seguintes? -15%, -12%, -19%, e lembrem-se, as contas continuam chegando.... Depois vem falar que Bolsa é coisa de maluco, que perdeu tudo e está cheio de dívidas, sem dinheiro para pagar e pior, desempregado.
Então pessoal, vamos ter consciência e dar valor ao nosso trabalho e ao nosso dinheiro suado. Fiz esse post pois numa conversa com um amigo meu ouvi essa asneira que ele contou de um "amigo de um amigo", isso me deixou chateado, pois sei que tem muita gente nessa situação. 

Lembrem-se, NADA SUPERA APORTE.

By the way, estou assistindo ao seriado Luke Cage recém lançado no Netflix, muito bom!

Um abraço e bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário