segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Caminho Solitário

Estava voltando do trabalho hoje escutando Foo Fighters e percebi uma coisa óbvia: O caminho rumo a Independência Financeira é um caminho solitário. E acho que as vezes esquecemos isso.
Não posso falar pelos outros mas posso afirmar que o meu caminho foi trilhado em sua maior parte por me, myself and I. 
Há 2 anos quando resolvi mudar totalmente minha visão sobre o dinheiro, vi que  havia muita informação e ninguém próximo para me ajudar nesse caminho.
Estou adicionando este parágrafo a pedido do colega Canguino, ele pediu para colocar a seguinte frase: "Vai aparecer muita gente tentando te sabotar por saber que tem dinheiro". Amigos, isso é uma constatação, tomem MUITO cuidado, escolham a dedo as pessoas que saberão os números do seu patrimônio, até mesmo(ou principalmente) os familiares, pois por falta de instrução, para eles o "dinheiro é a raiz de todo o mal". Apenas siga seu plano de forma honesta, e sem querer ser melhor do que ninguém e tomem muito cuidado.
O meu amigo mais próximo foi, e ainda é a internet. Pela internet dá pra achar de tudo, sabendo apenas filtrar as informações úteis das inúteis dá pra seguir seu caminho de uma maneira relativamente segura. Digo segura, pois a insegurança inicial é muito comum, aquela sensação de "será que estou fazendo certo?" "Será que vou conseguir?" de fato, acontece. Mas não adianta se preocupar no resultado final, é muito mais importante dividir sua meta em pequenas metas e verificar se estas estão sendo cumpridas. A partir dos resultados destas pequenas metas saberemos se estamos no caminho certo e se iremos conseguir, não há muito mistério nisso. Só é preciso seguir seu plano. 
Nós não aprendemos a lidar com o dinheiro, não existe escola para isso, a gente apenas aprende a ser escravo do dinheiro. Acho que esta talvez seja uma justificativa para esse caminho solitário, o fato de as pessoas terem a mesma visão do dinheiro impossibilita uma conversa franca sobre a independência financeira. Acho que seria como discutir as regras gramaticais com um professor de Matemática. Ele não estudou regras gramaticais, logo não sabe discutir tempos verbais, regras mais complexas. Assim como a maioria das pessoas não sabe o conceito de investir seu dinheiro, poupar, renda passiva etc. No meu ciclo de amigos posso dizer que ZERO é o número dos que estão preocupados com IF.
Se não há ninguém pelo menos interessado, não há como discutir, pois não haverá assunto, provavelmente o outro não entenderá o que eu explico, ou achará o tema chato, ou talvez até entenda, mas que é difícil colocar em prática, quando na verdade, não é tão difícil assim. Não dá nem para debater, pois sem conhecimento não há como ter uma opinião, na verdade, será um monólogo. 
O meu refúgio, como já disse antes, é a internet, aqui é onde eu encontro "amigos" com diversos pontos de vista, mas todos com o mesmo objetivo final. Não é a mesma coisa de conversar olhado cara a cara, mas é tão legal quanto. Posso dizer que aprendo a cada post que leio nos diversos Blogs e sites que acompanho. 
Já disse e repito, eu sou um eterno aprendiz.
Agradeço a todos os colegas por disponibilizarem seu tempo para compartilharem conhecimento de graça para qualquer um interessado!

Para finalizar, deixo uma música que retrata esse assunto:

                                     Green Day - Boulevard of Broken Dreams

Grande abraço e até a próxima!




2 comentários:

  1. Boa noite chegado, vi que também está acordado e só queria fazer um adendo.

    Aqui onde diz:
    "Há 2 anos quando resolvi mudar totalmente minha visão sobre o dinheiro, vi que havia muita informação e ninguém próximo para me ajudar nesse caminho." - Inclua que vai aparecer muita gente tentando te sabotar por saber que tem dinheiro.

    Eu por exemplo, o meu patrimônio seria uns 100 mil reais maiores se não tivesse levado seguidas "pernadas" tentando ajudar minha família, isso só nos últimos 4 anos. Emprestei dinheiro com focos específicos, coisas que ajudariam as pessoas e fui sacaneado. Nem espero receber esse dinheiro de volta. Tome cuidado.

    ResponderExcluir
  2. Fala Canguino!

    Verdade, de fato isso ocorre e continuará a ocorrer durante toda a nossa vida, as famosas "pernadas", ou "rasteiras".
    Aprendi com o Bastter o seguinte: Não empreste dinheiro, dê o que você não vai precisar e esqueça que ele existe...
    Irei adicionar esse trecho como você falou pois é realmente muito importante escolher a dedo quem compartilhar sobre sua vida financeira e tomar decisões as vezes difíceis, principalmente quando envolve família, pois vão acabar te chamando de egoísta, avarento, ingrato etc, podendo ocorrer grandes conflitos...Tomemos cuidado sempre.

    Abraço!

    ResponderExcluir